Preparação para o diploma DELE
- É destinado às pessoas que queiram certificar o seu conhecimento da lingua espanhola;
- Para estudantes conseguirem bolsas de estudos;
- Profissionais que queiram trabalhar em um país de língua espanhola.
O DELE é o Diploma de Espanhol como Língua Estrangeira. É o único certificado oficialmente reconhecido pelo Ministério de Educação, Cultura e Esporte da Espanha. É de grande valor internacional para estudantes conseguirem bolsas de estudos e profissionais que queiram trabalhar em um país de língua espanhola.
Como todo exame de proficiência internacional, o DELE avalia as quatro habilidades da língua (falar, ouvir, ler, escrever).
O Instituto Cervantes ampliou as convocatórias durante o ano, agora em Belo Horizonte são 4 datas de aplicação do exame: abril, maio, outubro e novembro. Nas convocatórias de maio e novembro é possível realizar todos os níveis do exame.
Programa do curso de preparação DELE (15h).
Os níveis do diploma DELE seguem o documento do Marco Común Europeo de referencia para las lenguas (MCER). Este documento determina os seis níveis de conhecimento de um idioma, do básico ao avançado: A1, A2, B1, B2, C1 e C2.
Níveis MCER
Iniciante
Características
O nível A1 acredita a competência linguística suficiente para compreender e utilizar expressões cotidianas de uso muito frequente em qualquer lugar do mundo hispânico, com o objetivo de satisfazer necessidades imediatas; para pedir e dar informação pessoal básica sobre si mesmo e sobre a vida cotidiana e para interagir de forma elementar com falantes, sempre que estes falem devagar e com clareza e com disposição a cooperar.
Básico
Características
O Diploma DELE de nível A2 acredita em capacidade do usuário da língua espanhola para compreender e utilizar expressões cotidianas de uso frequente, relacionadas com áreas de experiência que sejam relevantes para sua urgência; realizar intercâmbios comunicativos simples e diretos sobre aspectos conhecidos ou habituais e para descrever o passado de maneira simples, assim como para satisfazer questões relacionadas com suas necessidades imediatas.
Básico / Intermediário
Características
O objetivo do exame escolar DELE A2/B1 é determinar o grau de competência linguística geral na língua espanhola. O candidato deve alcançar um dos níveis que se certificam.
Intermediário
Características
O nível B1 acredita a capacidade do usuário da língua para compreender os pontos principais dos textos orais e escritos nas variedades normalizadas da língua e que não sejam excessivamente localizadas, sempre que sejam assuntos conhecidos relacionados com o trabalho, o estudo ou a vida cotidiana; para desenvolver-se na maioria da situações e contextos no que se inscrevem estes âmbitos de uso e para simples e coerentes temas conhecidos ou que sejam de interesse pessoal, tais como a descrição de experiências, acontecimentos, desejos, planos e aspirações ou a expressão de opinião.
Usuário independente
Características
O diploma B2 é para usuário da língua para compreender o essencial de textos orais e escritos complexos, inclusive sobre temas abstratos, em diversas variedades do espanhol ou que tenham um caráter técnico, principalmente se tratam sobre áreas de conhecimento especializado às que tiveram acesso; para interagir com todo tipo de falantes com um grau suficiente de fluência e naturalidade, de modo que a comunicação não suponha esforços por parte de nenhum interlocutor, e para produzir textos claros e detalhados sobre assuntos diversos, incluídos os que supõem análise dialético, debate ou defesa de um ponto de vista.
Proficiência operativa eficaz
Características
O Diploma de espanhol para o nível C1 acredita a capacidade do usuário da língua para desenvolver-se com soltura ao processar uma amplia variedade de textos orais e escritos de certa extensão variante da língua, reconhecendo incluso no sentidos implícitos, atitudes ou intenções; para expressar-se com fluência espontaneamente e sem esforço aparente; para encontrar sempre a expressão adequada a situação e ao contexto se encontre no âmbito social, laboral ou acadêmico e por isso para utilizar o idioma com flexibilidade e eficácia, demonstra um uso correto na elaboração de textos complexos e no uso de mecanismos de organização e coesão que permitem articulá-los.
Domínio pleno
Características
O Diploma C2 acredita a capacidade do usuário da língua para desenvolver-se em qualquer situação no que se requeira compreender praticamente todo o que se ouve ou se lê, independente da extensão dos textos, de sua complexidade ou grau de familiarizar-se com os temas que tratem da variedade da língua que empreguem ou da necessidade de realizar inferências ou outras operações para conhecer seu conteúdo; para expressar-se de forma espontânea com fluência e uma enorme precisão semântica e gramatical, o que permite diferenciar nuances de significado inclusive em âmbitos acadêmicos e laborais com um alto grau de espacialização e de complexidade.